Dúvidas Frequentes

Um medicamento usado quando necessário, para melhor visualização das imagens dos exames de ressonância e tomografia.

Sim, é seguro. Como toda medicação, pode apresentar reações adversas, porém, a incidência destes eventos é baixíssima e, quando ocorrem, normalmente são reações alérgicas consideradas leves ou de baixa gravidade.

O contraste é um medicamento utilizado única e exclusivamente para realçar imagens durante a realização do exame. Com ele é possível a melhor definição de lesões inflamatórias, tumorais, císticas etc. Sua utilização é prescrita pelo Radiologista, em conformidade com os protocolos definidos pela Vivium, atendendo ao que é preconizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e principais institutos que tratam do assunto no mundo.

Não. Não há nenhuma correlação entre utilização de contraste e aumento de sonolência.

É importante ressaltar que se alguma parte do vestuário aparecer sobre a região estudada pode interferir diretamente no resultado, gerando falsas imagens. Assim, a Vivium fornece roupas adequadas para a realização dos exames de imagem, para maior conforto dos clientes e para evitar que, eventualmente, alguma substância utilizada durante o exame, como meios de contraste, possa danificar as roupas. Para proteção contra as pequenas doses de radiação a que são expostos, os profissionais que realizam exames de imagem utilizam aventais especiais, que contém uma camada de chumbo.

A dose de radiação de uma mamografia é de cerca de 0.7 mSv, que corresponde à radiação natural recebida durante 3 meses. A mulher deverá avisar a técnica se suspeita estar grávida.