Blogs

Homens também precisam de exames preventivos

Homens também precisam de exames preventivos

Segundo pesquisa, quatro em cada dez brasileiros não se preocupam com a prevenção do câncer

A negligência masculina com a saúde é muito maior do que a feminina: quatro em cada dez brasileiros afirmam não realizar nenhum exame preventivo contra o câncer, segundo uma pesquisa da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica). Dado que indica que a negligência masculina com a saúde é muito maior do que a feminina, já que apenas uma em cada dez mulheres não adotam os testes.

Segundo Volney Soares Lima, diretor da SBOC, todo homem deveria realizar a partir dos 50 anos uma colonoscopia –exame no interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado, capaz de identificar e remover possíveis pólitos, que podem evoluir para câncer– e o temido exame do toque –capaz de detectar câncer na próstata.

Quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura, sobrevida e qualidade de vida do paciente. “Com o câncer de próstata, por exemplo, as chances de vencer a doença chegam a 90% quando o diagnóstico acontece na fase inicial”, afirma Lima.

Ele ressalta ainda a falta de informação em relação aos tipos mais incidentes da doença entre homens: próstata, pulmão e intestino. Segundo o levantamento da SBOC, cerca de 10% dos homens não conhecem os dois primeiros tipos de câncer e 19% afirmaram não conhecer o último. Mas o que mais preocupa mesmo é o índice dos entrevistados que dizem não achar os exames preventivos importantes: 22%.

Fonte: Uol