Blogs

Ministério da Saúde faz pesquisa sobre a saúde dos brasileiros

Ministério da Saúde faz pesquisa sobre a saúde dos  brasileiros

Equipe vai entrevistar brasileiros por telefone para monitorar fatores de risco e proteção para doenças crônicas

Em uma consulta, é comum o profissional de saúde te perguntar sobre seus hábitos de vida, alimentação, práticas de atividade física, histórico de doenças, para te orientar o caminho para uma vida saudável.

Para saber os hábitos, comportamentos e situação de saúde dos brasileiros, o Ministério da Saúde realiza anualmente a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

As entrevistas para o Vigitel 2019 começaram e seguem até o final do ano. O objetivo é monitorar a frequência e a distribuição de fatores de riscos e proteção para doenças crônicas não transmissíveis em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. De acordo com diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde (SVS/MS), Fatima Marinho, os entrevistadores questionam sobre doenças e fatores de risco que têm grande impacto na qualidade de vida da população.

“Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para o planejamento de ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando, assim, a saúde da população”, explica Marinho. Entre as doenças avaliadas pelo Vigitel estão diabetes, obesidade, câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares como hipertensão arterial.

Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde